Espaço Educação

A Escola

Fotos da escola

Projeto pedagógico > Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL (a partir de 1 ano e meio)


1. Características por faixa etária

Maternal I e II (crianças de 1 ano a três anos)

Nessa faixa etária, gradativamente, a criança que está muito voltada para si começa a perceber o outro. Surgem as primeiras brincadeiras simbólicas junto com as primeiras representações verbais.

O ingresso da criança na escola marca o início da convivência com um novo grupo social e o início da construção de sua própria identidade.

O nosso trabalho visa oferecer um ambiente de segurança e acolhimento

e situações de aprendizagem instigantes e encorajadoras.

Atividades propostas:

• Atividades no pátio, espontâneas ou dirigidas com exercícios de psicomotricidade;

• Tanque de areia;

• Blocos para construção tridimensional com materiais diversos;

• Brincadeiras de faz de conta;

• Atividades diversificadas em sala (desenho, pintura com o pincel e com as mãos, massa para modelar, jogos educativos...)

• Iniciação musical;

• Momento do lanche e iniciação a práticas de higiene;

• Repouso e atividades de relaxamento;

• Contação de histórias.

Infantil I (crianças de três a quatro anos)

Nessa faixa etária, a criança amplia consideravelmente seu vocabulário e sua capacidade de comunicação com o grupo; já consegue se organizar com mais autonomia e também, ao brincar, começa a diferenciar a realidade da fantasia.

Atividades propostas:

• Atividades no pátio, espontâneas ou dirigidas com exercícios de psicomotricidade;

• Blocos para construção tridimensional com materiais diversos;

• Roda de convivência;

• Tanque de areia;

• Brincadeiras de faz de conta;

• Repouso e práticas de relaxamento;

• Iniciação musical;

• Contação de histórias na sala de leitura;

• Momento do lanche e iniciação a práticas de higiene;

• Atividades diversificadas em sala (desenho, pintura com o pincel e com as mãos, massa de modelar, jogos educativos...).

Infantil II (crianças de quatro a cinco anos)

Nessa faixa etária, a criança amplia a capacidade de expressão verbal, corporal e gráfica. Intensificam-se os questionamentos, é a idade dos “por quês?”

O nosso trabalho visa oferecer um ambiente de segurança e acolhimento criando situações que propiciem o enriquecimento da linguagem oral e do desenvolvimento do pensamento lógico matemático.

Atividades propostas:

• Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;

• Excursões de estudo;

• Roda de convivência e organização da rotina do dia;

• Iniciação musical;

• Biblioteca de sala (informativa e recreativa)

• Momento do lanche e iniciação a práticas de higiene;

• Criação de histórias coletivas;

• Repouso e práticas de relaxamento;

• Contação de histórias na sala de leitura;

• Recreio livre e recreio dirigido com exercícios de psicomotricidade;

• Atividade diversificada em sala (construção com blocos, com sucata, jogos educativos, recorte e colagem, pintura , massa de modelar...).

Infantil III (crianças de cinco a seis anos)

Nessa faixa etária, a criança conquista mais autonomia; executa brincadeiras e jogos com mais regras; demonstra interesse pela linguagem escrita e atividades matemáticas.

O nosso trabalho visa oferecer um ambiente de segurança e acolhimento criando situações que propiciem o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico .

Atividades propostas:

• Roda de convivência e organização da rotina do dia;

• Atividade diversificada em sala (argila, construção com blocos, com sucata, lego, jogos educativos no computador, pintura...)

• Criação e construção de jogos e histórias coletivas;

• Recreio livre e recreio dirigido com exercícios de psicomotricidade;

• Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;

• Excursões de estudo;

• Biblioteca de sala (informativa e recreativa)

• Momento do lanche, formação de hábitos de saúde e higiene;

• Iniciação Musical;

• Educação Física;

• Aulas de Inglês;

• Aulas de Informática;

• Contação de histórias na sala de leitura;

• Rodinha final de avaliação.


2. O que o Espaço Educação oferece

No Espaço Educação, o trabalho com as turmas de Educação Infantil tem por objetivo criar situações facilitadoras para que a criança possa, ao se defrontar com um novo grupo social, bem mais amplo que o seu grupo familiar, iniciar a construção da estrutura da sua própria identidade. Para que essa nova inserção aconteça é fundamental que a escola prepare para a criança um ambiente de acolhimento e segurança, onde as situações de aprendizagem sejam instigantes e encorajadoras.


Atividades curriculares

A prática educativa nas turmas de Educação Infantil é baseada nas teorias psicogenéticas e busca o desenvolvimento integral da criança nos aspectos: emocional, psicomotor e cognitivo.

  • Desenvolve a musicalização, sensibilizando a criança para a exploração de todas as possibilidades sonoras. Presente em todas as séries do Ensino Infantil, duas vezes por semana.
  • Permite às crianças tomar posse progressivamente do uso do computador e da Internet. A partir do Ensino Infantil 3.
  • Leva a criança, de forma lúdica, a tomar contato com uma língua estrangeira. A partir do Ensino Infantil 3.
  • A proposta é despertar o interesse pela leitura e formar leitores reflexivos, aproveitando o ambiente aconchegante, com prazer e descontração. Um espaço em que a criança é naturalmente envolvida pelo mundo da literatura, ouvindo histórias, trocando sugestões, conversando com escritores e ilustradores, participando de debates em torno do livro, criando histórias e personagens.

3. Projetos por turma

O Espaço Educação tem no trabalho de projetos uma das marcas do seu fazer pedagógico. Desde a Educação Infantil, as crianças têm oportunidade de escolher seus próprios projetos de estudo, que são definidos a partir de discussões, por votação. Ao eleger seus próprios temas, as crianças podem experimentar situações, de forma interdisciplinar, tornando rico e abrangente todo o processo de aprendizagem.

Durante um Projeto, inúmeras habilidades, competências e atitudes são desenvolvidas: observar, comparar, levantar hipóteses, fazer estimativas, classificar, solucionar problemas, perceber e respeitar diferenças. A leitura e a escrita também são intensamente estimuladas. Ainda amplia-se o vocabulário, cria-se o hábito de trabalho cooperativo, expõem-se e trocam-se experiências.

Qualquer que seja o tema do Projeto, é possível relacioná-lo às demais matérias do currículo, criando novas possibilidades para o enriquecimento das práticas escolares.

Espaço Educação
Rua Timóteo da Costa, 149 - Leblon
Rio de Janeiro CEP: 22450-130
Tel/Fax: (21) 2259-8559 / 2511-2498
Email: espacoeducacao@espacoeducacao.com.br

Educação Infantil e Ensino Fundamental
Do Maternal (a partir de 1 ano) ao 5º ano
Horário Integral opcional